quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Modernidade

A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna, que foi um período de transição por excelência e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
Na verdade, modernidade é o conjunto de transformações que se inicia a partir do século XV e que estende até o século XVIII.
Em meados do século XIX, a Europa atravessa um processo de modernização em suas estruturas sociais, econômicas e políticas, sob a influência da crescente industrialização, iniciada um século antes.
As cidades foram o palco principal deste fenômeno. A modernização se reflete no espaço urbano, através do influxo de bens, pessoas e capital. Em conseqüência da industrialização, houve um aumento progressivo na população das cidades. A falta de estrutura dessas cidades para absorver e acomodar a massa trabalhadora corroborou para que a multidão fosse submetida às mais degradantes condições de vida. Esse ambiente favoreceu a desagregação da humanidade e o conseqüente isolamento do indivíduo, rompendo-se os laços de solidariedade tecidos em épocas passadas.

Nenhum comentário: