A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Comunidades estas, que estão popularizando a utilização da Internet e outros meios de comunicação. Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.
Este tipo de cultura nasceu nos anos 50 junto com a informática e a cibernética, tornando-se popular através dos microcomputadores na década de 70, consolidando-se completamente nos anos 80 através da informática de massa e nos 90 com o surgimento das tecnologias digitais e a popularização da Internet. Antes dela, o processo de produção e distribuição da informação seguia um modelo muito pouco flexível, o modelo: um-todos. Este é muito utilizado pela TV e rádio, já que ambos produzem a informação e repassam para os receptores. Já no ciberespaço a relação com o outro se desdobra no contexto do todos-todos. A cooperação torna-se um dos pontos chave da cibercultura, podendo ser visualizada através do compartilhamento de arquivos, música, fotos, filmes, softwares de relacionamento e comunidades virtuais. Trata-se não apenas de um fenômeno tecnológico, mas de um processo que envolve além de tecnologia, alterações nas dinâmicas sócio-comunicacionais. .
quarta-feira, 1 de agosto de 2007
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