terça-feira, 20 de novembro de 2007

Questões

) Qual a relação da chamada Escola de Frankfurt com o estudo dos aspectos políticos da tecnologia?



2) Como o TEMPO e o ESPAÇO podem ser pensados como categorias para o estudo da tecnologia?

O espaço é dividido em três dimensões: vertical, horizontal e profundidade. Nele está tudo que é real, ou seja, aquilo que podemos segurar, cheirar, sentir. Hoje nós rompemos a barreira do cyberespaço, podemos trabalhar nele e interagir com ele. O tempo pode ser visto como a quarta dimensão, aquela que nos permite passsar por todas essas outras. Isto é, nos vivemos durante um determinado tempo em que podemos nos movimentar livremente pelo espaço. Essa área pode ser utilizada para pesquisas com a velocidade da luz e o cyberespaço. Sabemos que supostamente um objeto que se encontra à velocidade da luz não envelhece, devido ao fato de ele estar tão rapido que prenche todas as dimensões, sem deixar espaço para o tempo. Mas como se comportaria a matéria no cyberespaço? Seria possivel transportar-se para lá? E se fosse, seria possivel atingir a velocidade da luz?

3) Como pós-modernidade e o pensamento da TECNOLOGIA estão relacionados?

A pós-modernidade tem uma visão muito mais ampla sobre tecnologia do que a modernidade, que ainda não tinha convivido tempo suficiente com esse novo mundo para entende-lo o suficiente. Na pós-modernidade o homem vê a técnologia como um instrumento que conserta, melhora, produz mais em menos tempo, etc. O homem pós-moderno acredita que com a técnologia ele irá romper as últimas barreiras, e até a última barreira, buscando a perpetuação.

4)Como pensar a INCLUSÃO DIGITAL na realidade latino-americano?

Em primeiro lugar é necessário que as pessoas tenham contato com o computador e a internet. Para que acostumen-se, e ajam naturalmente quanto a idéia de utilizar tecnologia. Ensinar as crianças e os adultos que não tem acesso a utilizar o orkut ou o msn já é traze-los mais perto do mundo com o qual estamos acostumados. Os governos deveriam parar de ensinar coisas como o word e o excel, isso é importante também, mas era mais importante a 10 anos atrás. Se continuarem achando que a evolução da tecnologia e da internet move-se na mesma velocidade da agricultura brasileira estarão excluindo grande parte da população que poderia se beneficiar com a internet.

5) Como TECNOLOGIA e IDENTIDADE estão relacionados?

Essa relação surgiu com a pós-modernidade, quando o homem se perguntou: e se eu podesse fazer mais de mim? Se eu poder ser eu aqui, representado lá? Vou precisar de um mediador!
Assim surgiram os fotologs, orkut, blogs. São formas de elevar a identidade pessoal além do pessoal, além da realidade, no cyberespaço.
Assim

Nenhum comentário: